sábado, 4 de dezembro de 2010

Plano Estratégico de Recursos Humanos

Análise do Ambiente Externo de RH

Fazer uma análise ambiental sobre os problemas que possivelmente ocorrerão durante o ciclo de planejamento, no meio ambiente externo da empresa.

Análise do Ambiente Interno de RH

Fazer uma cuidadosa análise do ambiente organizacional interno que terá influência no atingimento dos objetivos durante o ciclo de planejamento.
Essa análise será feita através de diagnósticos de problemas internos, seja através de reuniões com os funcionários nos diversos níveis hierárquicos, ou de programas de treinamento.

Necessidades Organizacionais que envolvem RH

Estudar cada item do plano estratégico que direta ou indiretamente envolve os recursos humanos do EMADRA Hotel, tais como:
  Alterações tecnológicas;
  Novos empreendimentos;
  Mudanças organizacionais; 
O planejamento de RH é feito conforme os objetivos organizacionais. Daí a necessidade de se saber o que acontecerá com a empresa a curto, médio e longo prazo para se puder planejar no campo dos recursos humanos coerentes com seus objetivos.

Características dos Cargos e Despesas Salariais

  • Diretoria Geral:
  • Secretária: Assessorar os diretores executivos no desempenho de suas funções, gerenciando informações e auxiliando na execução de suas tarefas; Atuar com organização e controle de agenda da Diretoria, organizar e atualizar documentos, arquivos e pastas, preparar e organizar reuniões (sala, participantes, estrutura de imagem, material impresso). Prestar suporte a diretoria em suas solicitações, atendimento telefônico e triagem preliminar, elaboração de relatórios, planilhas, memorando e ofícios, elaboração de pauta. Providenciar logística de viagens ( hotel, táxi, estadias, alimentação e outras demandas). Acompanhamento financeiro das contas a pagar e a receber. Realizar faturamento de convênios, suporte aos departamentos da empresa, arquivo, contabilidade,contas a pagar e receber, conciliação bancária, cotação de materiais, preenchimento e desenvolvimento de relatórios em Excel, cálculos de comissões. Prestar auxílio em processos seletivos, rotinas administrativas de recursos humanos, contato com clientes e follow-up com área comercial. Salário : R$ 2.300,00.
  • Gerência Admnistrativa: Planejar, gerenciar e acompanhar os resultados das áreas: suprimentos, comercial, recursos humanos, administrativo e tecnologia da informação. Acompanhar e gerenciar a equipe de gestores das áreas sob responsabilidade na execução dos processos, otimização dos resultados, desenvolvimento profissional e demandas pessoais. Acompanhar à diretoria na gestão compartilhada de todas as áreas. Planejar, gerenciar e acompanhar os resultados de todas as áreas de reporte administrativo. Analisar, acompanhar e aprovar todos os processos de compras e vendas de materiais de escritório e de obras, junto à área de suprimentos. Acompanhar, validar e aprovar as inovações e estratégias ligadas aos colaboradores. Assessorar à direção com sugestões de estratégias para negociações para a empresa e em investimentos de marketing. Apresentar soluções de nível tático e estratégico para a resolução de problemas operacionais e de gestão. Validar todas as contratações do efetivo próprio juntamente com à diretoria. Acompanhar, validar e aprovar as soluções em tecnologia propostas pela área de informática. Salário : R$ 4.000,00.
  • Gerência Financeira : Atuar com análises financeiras e contábeis, relatórios gerenciais, negociação com Bancos, factoring, contas a pagar e receber, responsável pelo gerenciamento, fluxo de caixa, compras e planejamento orçamentário, se reportando ao gerente administrativo. Salário : R$ 2.500,00.
  • Gerência de RH: Administrar relações de trabalho e coordenar sistemas de cargos e salários e avaliação de desempenho. Assessorar diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho. Atuar em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa. Contribuir com a avaliação e desenvolvimento de estratégias de recursos humanos e desempenho em cooperação com o time de executivos da empresa. Controlar as despesas do departamento, de acordo com o orçamento aprovado. Coordenar processos de recrutamento e seleção e treinamento. Estabelecer e manter sistemas de medição do desenvolvimento de recursos humanos, mobilizando um conjunto de capacidades comunicativas. Gerenciar atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. Gerir plano de benefícios e promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Manter-se informado sobre os novos procedimentos, teorias e métodos de recursos humanos e transmitir sua correta interpretação aos demais gerentes, diretores e colaboradores. Monitorar e medir assuntos de recursos humanos, oportunidades e desenvolver planos para atingir os objetivos, seus formatos e prazos, bem como cumprir a legislação trabalhista. Planejar, desenvolver e implementar estratégias de recursos humanos, incluindo políticas de recrutamento e seleção, disciplina, aconselhamento, pagamentos e contratos, planejamento de treinamento, motivação, cultura, avaliação de desempenho, qualidade e outros itens. Promover ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Relacionar-se com outros gerentes de departamento para entender as necessidades de desenvolvimento de recursos humanos e assegurar-se de que sejam informados dos objetivos de recursos humanos. Salário: R$ 3000,00.
  • Gerência de Marketing: Atuar na criação de material para aperfeiçoar a comunicação interna. Supervisão do departamento de marketing. Relatórios gerenciais. Contato com gráficas. Administração do portal. Planejamento estratégico (campanhas). Aprovação de peças publicitárias (junto à direção). Acompanhamento de campanhas. Acompanhamento de eventos. Planejamento de ações de divulgação. Planejamento de mídia (campanhas). Relatórios estatísticos. Definição de metas e budget. Planejamento orçamentário. Salário: R$ 2.000,00
  • Gerência de Eventos: Captar eventos de grande porte nacionais e internacionais, para o hotel. Manter contato direto com a área de vendas. Esclarecer dúvidas aos clientes, referente os serviços oferecidos pela empresa. Comunicar mudanças de banquete para os departamentos, documentando data, hora e contato. Inspecionar limpeza dos salões e depósito. Acompanhar montagem de eventos, fazendo correções/modificações necessárias e contatando outros departamentos. Verificar a desmontagem do evento e a organização do depósito. Apresentar os salões de eventos aos clientes. Fazer atualização diária do livro de banquetes. Fazer escala de trabalho do montador. Coordenar entrega de materiais para eventos. Manter arquivos organizados. Fazer previsão dos eventos e valores para o mês seguinte. Elaborar relatórios dos eventos ocorridos reavaliando os cardápios, custos e desempenho das equipes. Receber clientes, mostrar comercialmente o produto, dirigir perfeitamente a organização do evento e fazer contato pós venda. Fazer pesquisa de mercado para detectar clientes potenciais e manter um cadastro de clientes. Salário: R$ 3200,00.
  • Gerência de Turismo: Prospectar e desenvolver novos negócios junto à empresa. Estabelecer acordos e desenvolver negócios junto às operadoras e agências de turismo. Gerenciar os contratos firmados, identificando as necessidades dos clientes e promovendo soluções. Identificar oportunidades adicionais de negócios e propor ações comerciais para incremento do faturamento e resultado. Acompanhar o mercado de locação na região e os movimentos da concorrência. Salário: R$ 2000,00.
 Maitre: Responsável por toda a operação do restaurante principal do hotel, coordenar os demais maîtres, garçons, commins, hostess e estagiários. Atuar com elaboração de planilhas, escalas de folgas e de trabalho. Salário R$: 1000,00.

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